
Confira a baixo os
procedimentos a laser
O que é fotocoagulação a laser?
A fotocoagulação a laser é um procedimento oftalmológico realizado rotineiramente em consultório que utiliza um laser para tratar sobretudo doenças vasculares. Durante o procedimento, um feixe de luz focalizado é usado para aquecer e formar tecido de cicatrização no epitélio pigmentado da retina. Isto sela o vazamento, reduzindo ou interrompendo o sangramento e ajuda a reduzir a formação de vasos sanguíneos anômalos que podem causar doenças como retinopatia diabética e o glaucoma neovascular.
A fotocoagulação pode ser realizada de duas formas: localizada quando é direcionada para vasos específicos ou ampliada, quando é preciso tratar a retina inteira e neste caso o procedimento é chamado panfotocoagulação.
Como funciona a fotocoagulação a laser?
Um intenso feixe de luz é direcionado para a região que será tratada com a função de aquecer as células. Esta temperatura aumentada sob o epitélio pigmentado da retina provoca uma abrasão neste tecido levando a desnaturação das proteínas (processo no qual moléculas perdem suas funções devido a alguma mudança no meio, neste caso a alta temperatura), consequentemente, formam-se coagulações e tecidos de cicatrização o que resolve o problema ocular da região.
O raio laser é muito preciso e pode ser direcionado para a área exata que precisa ser tratada. O procedimento é rápido e pode ser concluído em apenas alguns minutos.
Para que serve a Fotocoagulação a Laser?
A fotocoagulação a laser é usada para tratar uma variedade de condições, destacamos as seguintes:
Glaucoma – A fotocoagulação a laser é utilizada para reduzir a proliferação vascular que causa o glaucoma – uma doença progressiva que causa perda de campo visual periférico.
Rotura retiniana – A fotocoagulação a laser é usada para selar “rasgos” de retina e evitar maiores danos. Uma doença onde o descolamento do vítreo traciona a retina no ponto de maior aderência rasgando-a.
Retinopatia diabética – A fotocoagulação a laser é usada para selar vasos sanguíneos com vazamento na retina e reduzir o risco de perda de visão. Se trata de uma complicação da diabetes causada por alterações vasculares que levam a danos na retina.
Malformações vasculares – A fotocoagulação a laser é usada para destruir vasos sanguíneos anormais e reduzir o risco de perda de visão.
O que é?
A iridotomia yag laser (iridotomia a laser) é um procedimento oftalmológico que consiste em fazer um pequeno furo na periferia da iris com laser yag. Por este motivo é também conhecida como iridotomia periférica. Este tipo de cirurgia é efetuado quando o ângulo irido corneano é estreito.
Este procedimento é, habitualmente, efetuado quando a pupila se encontra bloqueada como acontece nos olhos com lentes de câmara anterior ou na seclusão pupilar (aderência da pupila ao cristalino) no caso das uveítes. A iridotomia é também efetuada no tratamento do glaucoma.
Em relação à técnica na iridotomia a laser, o cirurgião procura uma zona da íris menos espessa devendo fazer uma boa focagem das miras no plano da íris, evitando assim efeitos secundários e pretendendo ser mais eficaz. Trata-se de uma operação de realização rápida e efetuada em regime de ambulatório.
A iridotomia pode ser efetuada apenas num ou nos dois olhos (iridotomia bilateral).
Riscos da iridotomia
A iridotomia a yag laser não possui, normalmente, riscos associados, no entanto, à semelhança de qualquer cirurgia existem sempre possíveis complicações que devem ser acauteladas.
Um dos riscos prováveis é a ocorrência de pequenas lesões na córnea se o disparo do laser for mal calculado. Estas lesões desaparecem, habitualmente, com o tempo sem deixar sequelas.
Outra complicação frequente é o surgimento de pequenos hifemas (sangue na câmara anterior) resultantes do traumatismo da íris pelo laser. Se o disparo do laser for posterior ao plano da íris pode provocar uma catarata.
Pós operatório da iridotomia
O pós operatório de iridotomia é, habitualmente, isento de complicações com uma recuperação rápida e sem convalescença, não afetando a acuidade visual.
Na iridotomia com laser não são necessários cuidados especiais podendo os doentes levar uma vida perfeitamente normal no pós cirurgia.
O que é?
A capsulotomia é um procedimento que remove a opacidade presente em uma cápsula do olho, que protege o cristalino, nossa lente natural. Essa mancha pode surgir no pós-cirúrgico de catarata, mas o laser é capaz de retirá-la, deixando a membrana ocular transparente de novo.
A catarata ‘que volta’ depois da cirurgia — ou catarata secundária — é essa opacidade que leva à utilização da capsulotomia posterior por YAG laser.
Ou seja, não é que a catarata volte. Na verdade, é uma complicação da cirurgia de catarata que, embora tenha se tornado cada vez menos frequente devido ao avanço das técnicas cirúrgicas, ainda pode acontecer.
O que significa YAG laser?
YAG é um acrônimo que, do inglês, significa Ítrio, Alumínio e Granada (Ytrium, Aluminium e Garnet) — os elementos ativos do laser que são, naturalmente, invisíveis a olho nu.
A tecnologia foi desenvolvida nos anos 70, na Suíça, para fazer cortes no globo ocular sem colocar o paciente em um procedimento cirúrgico.
Naquela época, o procedimento poderia gerar outras complicações, como aumento transitório da pressão intraocular e dano na lente artificial.
Porém, de lá para cá, houve bastante evolução nessa área e os riscos são consideravelmente mais baixos.
Como funciona esse tratamento?
Diferente do nome complicado, a capsulotomia a laser é um procedimento simples, indolor, rápido e não invasivo.
No consultório mesmo, o médico oftalmologista dilata a pupila do paciente com um colírio e, em alguns casos, também aplica gotas de um anestésico. Depois, o profissional aciona os disparos do laser.
Os pulsos de energia, microscopicamente, causam explosões na cápsula, limpando toda a opacidade.
Depois desse procedimento, que leva cerca de 5 minutos, a luz volta a passar sem interferências e chega à retina — o que resulta em uma visão limpa e nítida.
O paciente não necessita de período de recuperação depois do procedimento, ou seja, pode realizar suas atividades normalmente.
Viva com Mais Clareza
Siga-nos nas Redes Sociais
para não perder nada!
@iocoinstitutodeolhos

@iocoinstitutodeolhos

@iocoinstitutodeolhos



